QUAL ENGENHARIA FAZER?

18/05/2013 00:00

BREVE RESUMO, ESPERO QUE AJUDE VOCÊ A DECIDIR.



Engenharia Ambiental, mais contato com a natureza, atua na prevenção contra a poluição ocasionada pelas indústrias etc.

Engenharia Mecânica, boas oferta de vagas, nas indústrias automotiva e aeroespacial.

Engenharia Civil, muito mais trabalho, mais emocionante, trabalhar em obras grandes, projetos de seua autoria etc.

Engenharia de produção, muito mais campo, muito mais rotina, mais estabilidade.

Fonte: Guia do Estudante 

 

 

Engenharia Mecânica

É a área que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos,  ferramentas específicas da indústria mecânica, etc.

Engenharia Ambiental

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas.

Engenharia Civil

É o ramo que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma.

Engenharia Elétrica

É a engenharia que lida com geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.

Engenharia de Produção

É a área que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.

Fonte: Guia do Estudante 

.

 

 

 

Por que decidimos fazer engenharia? O que nos fascina nessa profissão? Talvez o mais fascinante seja exatamente isso: nos questionarmos sobre os “porquês”.

Fácil todos sabemos que não é, más também não é impossível. Ficamos com uma grande dúvida: O que é menos difícil: formar em cinco anos ou cantar Love The Way You Lie do rapper Eminem sem errar a letra? Mas temos a certeza de que, durante esses cinco, seis, sete ou quantos anos sejam necessários, nós fazemos algo que poucos fazem de verdade: ESTUDAR!!! Alguns mais do que outros, é verdade, mas o que consegue ser mais verdade do que isso, é que na ENGENHARIA não existe o termo “ir levando” ou então “estudar pelas metades”. Uma hora ou outra você vai ter que estudar, e MUUITO.

Nos primeiros semestres é tudo muito tranquilo e sempre tem ALGUÉM pra perguntar: “Mas onde está a engenharia?”. Porém, são nos últimos semestres que tudo se complica e TODOS nós nos perguntamos: “Onde estão as matérias básicas?”

É, vida de estudante de engenharia não é fácil! Passar noites em claro estudando e sobrevivendo praticamente de Café, Coca-Cola, Red Bull, pó de guaraná e Club-Social. Bem, digamos que isso não é algo anormal para nós. E essa nem é a pior parte... Imagine virar a noite estudando e quando você recebe a prova, a única coisa que passa na sua cabeça é: “MAS DE ONDE SAIU TUDO ISSO?”. Acreditem, isso é mais comum do que se imagina. Pelo menos em uma turma de engenharia. E é justamente nessa hora, no encontro com o temido zero (ou algo tendendo a isso) que muitos “calouros” levam um tombo e percebem que não estão mais no ensino médio e que não são tão fodões quanto imaginavam que fossem.

Além disso, ainda temos que nos deparar com os mais variados e excêntricos tipos de professores. Desde aqueles que parecem que nasceram pra dar aula e fazem com que toda matéria pareça fácil, até aqueles com seu jeito bizarro de ensinar e com suas provas praticamente IMPOSSÍVEIS de resolver.

Falando desse jeito, até parece que cursar engenharia é algum tipo de ”monstro de sete cabeças”, mas a verdade é que o que o curso nos proporciona vai muito além de satisfação pessoal!

Ser engenheiro é ter a certeza que no cumprimento do seu dever , não deixar se levar pelo brilho excessivo da tecnologia, esquecendo-se completamente de que seu trabalho é para o bem do homem e não da máquina; e também respeitando a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou que a poluam. Como missão, todos devem colocar o conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. Assim sendo, todos participarão da construção de um amanhã melhor.

(Ademilson Ramos - Founder "Engenharia e:" )